Algumas mudanças começam a aparecer nas conversas, antes de se transformarem em negócios. No meu trabalho, percebo isso na expressão de um cliente, nas perguntas que ele faz e na maneira como fala da própria família. Ultimamente, tenho ouvido pessoas voltarem a falar do futuro com mais desejo.
Ainda não estou falando de uma corrida para comprar imóveis. Estou falando de algo anterior: a sensação de que será possível cumprir os compromissos, organizar a vida e fazer sobrar alguma coisa para o lazer e para a família. Voltar a acreditar que se dará conta do amanhã abre espaço para fazer planos.
Essa é uma percepção pessoal, construída no contato com meus clientes, e não uma conclusão estatística sobre todo o mercado. Aos 57 anos, já vi situações virarem e novos ciclos começarem. Reconheço nas conversas de agora alguns sinais que me fazem acreditar que podemos estar próximos de uma nova etapa.
Para explicar esse sentimento, preciso olhar para os negócios que venho acompanhando.
Em muitos deles, a necessidade de uma das partes foi determinante. Pessoas vendendo para pagar outras contas, reduzir compromissos ou liberar capital. Em algumas situações, aceitando um preço abaixo daquele que esperavam alcançar porque não podiam aguardar. O sentimento ao concluir a venda parecia ser, sobretudo, o de tirar um peso das costas.
Também acompanhei pessoas desfazendo investimentos para direcionar recursos a outros países, motivadas pela expectativa de encontrar condições tributárias mais favoráveis e maior segurança para planejar a vida.
Essas experiências mostram como a insegurança entra nas decisões patrimoniais. Quando alguém tem dificuldade para imaginar o próprio futuro, assumir um compromisso de longo prazo se torna mais difícil. O custo do financiamento acrescenta outra barreira: a vontade de comprar precisa caber no orçamento.
Por isso, considero significativo quando uma pessoa volta a falar de projetos. Antes de procurar uma casa maior ou decidir investir, ela precisa se permitir imaginar essa possibilidade. É essa disposição que começo a perceber novamente.
Minha expectativa de um novo ciclo passa por essa recuperação da confiança. Mas uma eventual melhora do mercado encontrará imóveis com qualidades, limitações e perspectivas muito diferentes.
Há imóveis situados no caminho do crescimento das cidades. Regiões que podem ganhar atratividade com novos acessos, serviços, empregos e investimentos. Identificar essas oportunidades exige conhecer profundamente o local, acompanhar o que está efetivamente acontecendo e compreender até as mudanças nas regras de ocupação e zoneamento. Uma promessa de desenvolvimento precisa ser examinada antes de entrar no preço de uma compra.
Existem também localizações consolidadas, cuja procura se sustenta por qualidades construídas ao longo do tempo. Bairros tradicionais e condomínios antigos, bem localizados e capazes de se adaptar às novas necessidades, podem preservar atributos difíceis de reproduzir. Isso não os torna imunes a perdas, mas ajuda a explicar sua permanência entre as opções de quem compra.
Outros imóveis dependem mais do desenvolvimento geral da cidade. Suas perspectivas estão ligadas à evolução da renda, da população e da demanda local. Quando uma região perde atividade ou deixa de atrair moradores, essa relação também pode funcionar no sentido contrário.
E existe uma situação que merece atenção especial: o imóvel que não corresponde ao público do lugar onde foi construído.
Imagine um condomínio de terrenos de duzentos metros quadrados. Um proprietário compra três lotes e constrói uma grande casa, com seis quartos. Ela pode atender perfeitamente à sua família. Na hora de vender, porém, ele descobre que o comprador interessado naquele tamanho e padrão prefere outro condomínio. Quem procura aquele endereço, por sua vez, talvez não queira uma casa tão grande, nem seus custos de manutenção.
O dinheiro investido na obra não cria, por si só, um comprador. Da mesma maneira, uma construção sem critério ou planejamento pode limitar o potencial de um terreno bem localizado.
É por isso que vejo o corretor como peça-chave nesse possível novo ciclo. Seu trabalho exige conhecer a cidade, entender suas transformações e avaliar para quem cada imóvel faz sentido. Localização, projeto, documentação, conservação, preço e condições de pagamento precisam ser considerados em conjunto.
Esse conhecimento também exige independência para apontar problemas, questionar expectativas e recomendar que um cliente não avance quando a escolha não combina com suas necessidades ou possibilidades.
Quem compra traz uma história, uma família e compromissos que continuarão existindo depois da assinatura. Compreender essa realidade faz parte do trabalho tanto quanto conhecer o imóvel.
Acredito que podemos estar próximos de um novo ciclo. Por enquanto, vejo seus primeiros sinais em pessoas que recuperam o desejo de planejar a vida. Meu papel como corretor é ajudar esse desejo a se transformar em uma escolha bem fundamentada, que faça sentido para o presente e para o futuro que elas estão voltando a imaginar.
Para avaliar um imóvel ou uma proposta em São José do Rio Preto e região, fale diretamente comigo.
Voltar ao site Falar com Gil